Atividade Física no Futuro

Hoje em dia, praticar um exercício físico não se trata apenas de beleza, mas sim de uma questão de saúde. Cada vez mais, as pessoas estão aderindo às práticas mais saudáveis e procurando deixar o estilo de vida sedentário de lado.
Porém, por estarmos em um momento de grandes mudanças e avanços tecnológicos, é de se esperar que a prática de atividade física, assim como todas as outras áreas, acompanhe as tendências tecnológicas e mude, tornando-se uma experiência completamente diferente do que conhecemos hoje.
Além da tecnologia, algumas outras modalidades de exercícios passam, também, a se adequar ao que o público espera. Um exemplo pode ser o ballet, uma dança clássica que agora pode ser encontrada na modalidade fitness para agradar ao público que, além de dançar, quer estar com o shape durinho.

Novidades que já estão presentes
Hoje, com a ajuda de seu smartphone, é possível monitorar toda a sua rotina de exercícios físicos. Por meio de aplicativos, você pode obter dicas de exercícios, dietas, tudo de acordo com o seu tipo físico e os benefícios que você espera obter com isso.
É só inserir alguns dados e pronto – seu smartphone calcula quantas calorias você deve ingerir no dia, o que comer para conseguir isso, o quanto e a intensidade de atividade deve fazer, etc.
As pulseiras que monitoram a quantidade de passos que damos diariamente também são um dos gadgets que nos ajudam a ficar em forma, pois elas contam todos os passos dados diariamente, fazendo com que você tente atingir o nível diário recomendado.
Não podemos deixar de citar os acessórios utilizados, como as roupas que, além de proporcionarem mobilidade, estão cada vez mais tecnológicas e adaptadas para a prática de esportes, como as camisetas e leggings que possuem tecnologia que ajuda a secar o suor de maneira mais fácil.
Além dos tênis com amortecimento cada vez mais modernos e com fibras que também ajudam o pé a respirar e, com isso, ajudam a ganhar velocidade, sendo úteis para corridas.
Alguns desses tênis também podem vir acompanhados de equipamentos eletrônicos embutidos para a contagem de calorias ou de passos, assim como a pulseira citada anteriormente.

O que podemos esperar para os exercícios no futuro
Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, é possível que todos esses aparelhos sejam cada vez mais melhorados em questão de design e desempenho, assim como o surgimento de novas técnicas de exercícios e novas atividades.
Exercícios que têm como objetivo a concentração e o foco, além da meditação, também serão muito praticados, como é o caso da yoga, de atividades funcionais e de exercícios como o pilates.
Para o pilates, por exemplo, não existe praticamente nenhuma contraindicação, sendo muito recomendado pela maioria dos médicos e, ao contrário do que se pensa, não ajuda apenas a corrigir a postura. Ao alinhar atividades de respiração, além de requerer grande concentração para a realização do exercício e de ativação abdominal, é possível realizar uma sessão de relaxamento aliado à perda de peso e de tonificação dos músculos.
Está preparado para o futuro?
Victor Palandi – Julho 2016