Mitos e verdades na academia
Uma mente saudável requer um corpo saudável, e, para ter um corpo saudável, exercício é essencial. Porém, por alguns mitos presentes ou falta de informação, é possível e até perigoso se exercitar errado.
Aqui estão alguns mitos e verdades para você que gosta de cuidar de seu corpo:

Verdade: Exercitar-se dá mais energia
Pode parecer estranho, mas meia hora de exercícios de manhã pode mudar completamente seu dia. Quando você se exercita, libera no seu sangue endorfina, que irá te proporcionar muito mais energia pelo resto do dia.
Além disso, melhorando sua resistência e força, exercícios farão com que atividades cotidianas, como subir escadas, carregar compras ou arrumar a casa, exijam muito menos de você e sejam concluídas com muita rapidez.
O cansaço pós-exercício não é o mesmo que a fadiga após um dia de trabalho. O fato é que nunca se está cansado demais para se exercitar. Se está cansado, é por que não se exercita.

Mito: Abdominais são o segredo para o “tanquinho”
Um mito que muitos acreditam é que somente com abdominais você consegue o tão sonhado “tanquinho”. Ele pode ser sim incorporado em uma rotina, porém, o que é mais nescessário para o tanquinho é a perda da gordura subcutânea, e o exercício de abdominais não é tão efetivo nisso.
Os abdominais podem servir como aquecimento para o corpo antes de um exercício localizado, sendo o ideal fazer exercícios que utilizem também os músculos de todo seu tronco para otimizar a perda da gordura localizada.

Verdade: A roupa certa na hora certa
Para cada ocasião existe a roupa ideal, e a academia não é diferente. Então não vá pegando o primeiro shorts e blusa confortável que vir por aí para ir malhar, porque da mesma forma que a roupa errada pode atrapalhar você, a roupa certa pode ajudar muito na sua performance.
Existem roupas específicas para ir à academia, e os modelos variam para homens e mulheres, para diferentes tipos de exercícios e até para o clima e temperatura ideal.
Seus instintos podem falar para usar o mínimo de roupa possível, mas nem sempre esse é o ideal. Usar uma jaqueta ou blusa de frio especial para o treino pode ajudar o seu corpo a se aquecer, diminuindo o risco de câimbras e outras possíveis complicações, sem comprometer sua mobilidade durante o treino.
Se não for confortável para você usar shorts de academia por serem curtos demais, uma legging é uma ótima opção. Além de serem bem mais ventiladas que aparentam, alguns modelos não impedem movimentos.
Também é muito importante o calçado ideal. Um tênis confortável e com bom amortecimento, te ajudará a não sair da esteira mais cedo do que precisa.

Mito: Quanto mais suor, mais perda de peso
Suor não é nada mais que uma resposta biológica do seu corpo quando ele está superaquecido. Ou seja, se for num dia quente, e seu corpo estiver se exercitando, você irá suar mais, mas não significa que houve uma perda maior de calorias.
Mesmo que haja a perda de peso, muitas vezes o suor indica apenas a perda de líquidos no corpo. Se você costuma sempre suar bastante, lembre-se de levar uma toalha para se secar e água para repor os líquidos perdidos durante os exercícios.
Victor Palandi setembro/16