Atividades físicas para os gordinhos saírem do sofá

Com a correria que vivemos atualmente, o tempo para a nossa qualidade de vida acaba ficando cada vez mais escasso. Sendo assim, é bem comum nos alimentarmos inadequadamente, com alto consumo de sódio, gordura, frituras e a falta de tempo para realizar atividades físicas, fazendo que com boa parte da população acabe acima do peso com mais facilidade.
Mesmo que o tempo seja escasso, a nossa saúde deve ser priorizada, ou seja, é obrigatório reservar um espaço na agenda para a realização de atividades físicas. O sedentarismo é um dos problemas de saúde mais perigosos e que causa diversas mortes ao redor do mundo, mostrando assim a importância de realizar exercícios para ajudar na sua saúde.
Confira a seguir algumas atividades simples de se fazer, que ajudam a queimar muitas calorias e de quebra, melhoras a disposição e a qualidade de vida de quem o pratica:

Caminhada
A caminhada é uma atividade extremamente fácil de fazer, já que a força de vontade é o único elemento necessário, pois qualquer lugar é lugar para fazer caminhadas. Basta escolher o local em que se sente mais à vontade para realiza-lo.
Parques e locais repletos de verde são bons não só para realizar a atividade, mas também para melhorar a respiração e diminuir a quantidade de poluentes que inalamos no decorrer do dia.
Uma hora de caminhada pode queimar até 520 calorias. O importante é respeitar as limitações da pessoa sedentária. Começar aos poucos é o mais recomendado, realizando a atividade duas vezes por semana no primeiro mês e depois ir aumentando gradativamente até que o corpo se acostume com o exercício.

Bicicleta
Seja a comum ou o modelo ergométrico, a bicicleta é uma excelente fonte de exercício, pois além de trabalhar bastante os músculos das pernas, ele também faz com que o corpo todo se movimente de maneira involuntária.
Uma hora de bicicleta pode queimar de 180 a até 300 calorias, dependendo do ritmo e dos obstáculos (principalmente no caso de bicicletas ergométricas, que permitem que os pedais fiquem mais pesados, aumentando a carga do exercício).

Dança
Quando falamos sobre dançar, não estamos falando sobre uma dança específica feita em academia. A dança pode ser feita dentro de casa, escolhendo preferencialmente ritmos que façam com que o corpo se movimente com mais rapidez, para consequentemente queimar calorias.
O lado prático da dança em casa é que além de economizar dinheiro, basta afastar os móveis da sala e buscar vídeos na internet que ensinem passos de dança apropriados para também perder muitas calorias e as gordurinhas indesejadas. É um método fácil que depende apenas da força de vontade.

Importante: Use roupas apropriadas
Você sabia que o tipo de roupa que você usa também interfere nos seus exercícios? Por isso, busque sempre fazer atividades físicas com os trajes apropriados, para auxiliar na facilidade dos movimentos, controlar a quantidade de suor espalhado pelo corpo e muito mais.
Nada como uma boa calça e confortável camiseta para atingir performances inigualáveis!
Lembre-se: De fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.

Victor Palandi