Cuidados para prevenir lesões

Existem algumas medidas que precisam ser tomadas na hora de praticar atividades físicas. Por isso, para garantir que você possa continuar se exercitando com segurança, sem lesões ou dores no corpo, aqui vai uma série de dicas:

1. Se você está acima do peso, tome cuidado. Procure sempre o acompanhamento de um profissional para orientá-lo, tanto na hora dos exercícios físicos, quanto na mudança dos hábitos alimentares. O sobrepeso prejudica suas articulações na hora do treino.
2. Sua roupa faz a maior diferença. É necessário usar roupas leves e confortáveis, para garantir boa execução dos movimentos e não prender o suor. Moletom não é um tecido recomendável.
3. O tipo de calçado é fundamental. Procure escolher aqueles que mais te trazem conforto e absorvem impacto. Os sapatos certos ajudam na boa distribuição do peso do seu corpo nos pés.
4. É importante que você torne agradável a experiência de se exercitar, pois isso ajuda na disposição.
5. Se pequenas dores persistirem, procure a ajuda de um médico ou profissional. É preciso estar atento para que um simples problema não resulte em algo sério.
6. Tire um dia da semana para uma sessão de alongamento.
7. Respeite seus limites e não exagere na duração do treino. O corpo cansado tem mais chances de sofrer uma lesão.
8. Não use substâncias proibidas. Hormônios e anabolizantes só irão te prejudicar, podendo ocasionar câncer em situações mais graves.
9. Alterne os tipos de exercício. Separe um dia para membros superiores e outro para os superiores, por exemplo. Isso ajuda o corpo a se recuperar do esforço feito no dia anterior.
10. Lesão nos tornozelos de quem pratica atividades físicas são muito comuns. Procure exercícios de fortalecimento para essa região.
11. Passe por uma avaliação médica antes de iniciar alguma prática nova. É essa avaliação que vai determinar quais os tipos de exercícios você pode fazer.
12. Evite levantar muito peso para não causar danos ás juntas e ligamentos.
13. Para que seu corpo se recupere, recomendam-se pelo menos oito horas de sono por dia.

Não esqueça de comer bem!
Uma das dicas mais importantes para evitar lesões é comer bem, já que os alimentos nutrem o corpo. Alguns alimentos têm grande poder energético e fortalecedor dos músculos.
Leite e queijo
Esses alimentos são ricos em cálcio e ajudam no fortalecimento dos ossos.
Salmão, peito de frango e ovos
São alimentos energéticos, já que são ricos em proteína.
Água e sucos de frutas cítricas
Sua ingestão é o método mais eficaz para acabar com as cãibras, causadas muitas vezes pela desidratação.

Recuperação das lesões
Caso você se machuque, mesmo seguindo as dicas acima, saiba que existem tratamentos diversos para todos os tipos de lesão. Mas em casos mais sérios, como na recuperação de lesões musculares na fase aguda, é usado o método PRICE.
Esse método implica na proteção, repouso, gelo, compressão local e elevação do membro afetado.
Recomenda-se que, mesmo ao sentir a menor das dores, um médico seja consultado, para que o problema não se desenvolva e todos possam continuar praticando suas atividades livres de lesões.
Victor Palandi – Ago/16