Mitos e verdades sobre o alongamento – Alongar ou não antes e depois da atividade física?
Muitas pessoas se perguntam se devem ou não alongar seus músculos antes e depois de praticar alguma atividade física. No entanto, não existe nenhum estudo que comprove os benefícios de se alongar antes ou logo após o treino.
Essa prática não é prejudicial, mas também não é eficaz. Se o alongamento não for feito em sessões, preferencialmente em intervalos distantes do treino, não trará resultado algum.
Para que você não cometa mais nenhum erro na hora de se alongar, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre essa atividade.
Alongar ajuda a manter boa postura?
Sim, é verdade. Essa prática ajuda a alongar a musculatura, até que ela esteja no tamanho ideal. Isso, consequentemente, irá resultar em uma melhora na postura.
Alongar por 15 segundos é o suficiente
Mito. Um bom alongamento deve ser realizado em séries com e repetições de 30 segundos cada, para que seja eficaz. Podem ser feitas até 4 séries de 30 segundos, por exemplo.
Alongamento previne dores
Após exercitados, os músculos tendem a crescer. Esse crescimento causa microlesões, que são as responsáveis pela dor ocasionada. Portanto, mito. Alongar não vai impedir que seus músculos cresçam, e nem prevenir a dor.
Alongar deixa o corpo mais flexível
Mito. A flexibilidade está relacionada à genética do nosso corpo, mais precisamente ao hormônio relaxina, produzido em maior quantidade no corpo da mulher do que no do homem. Isso porque a mulher precisa de elasticidade na pele durante o período da gravidez.
No entanto, alguns profissionais acreditam que a flexibilidade pode ser desenvolvida através de uma prática regular de alongamentos.
Nem todas as pessoas precisam se alongar
Sim, é verdade. Existem casos de hipermobilidade articular, nos quais as pessoas têm maior eficiência em mover suas articulações, devido à uma falha na produção de colágeno, que é a proteína que garante a sustentação dos músculos.
Alongar antes da musculação ajuda a prevenir lesões
Mito. Não existe nenhum estudo que comprove que o alongamento antes da musculação previne lesões. Por outro lado, existem estudos que afirmam que essa prática pode até enfraquecer os músculos.
Esse enfraquecimento acontece porque, após o alongamento, suas articulações ficam mais flexíveis, quando na verdade deveriam estar firmes para a realização do exercício. O ideal é alongar após a musculação, para promover um relaxamento.
Alongar é bom para aquecer a musculatura
O aquecimento e o alongamento possuem funções completamente diferentes, o que torna isso um mito.
O aquecimento é feito para elevar a temperatura do seu corpo e prepará-lo para os exercícios. O alongamento está relacionado a proporcionar uma maior elasticidade nos músculos.
Saúde do corpo
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre alongamento, é bom que saiba que essa atividade, quando feita corretamente e com a ajuda de profissionais, pode sim trazer benefícios para sua saúde e bem-estar.
Se preferir, aulas de pilates e yoga também são uma boa alternativa para intervalar suas sessões de alongamento com os dias de treino.

Victor Palandi – Agosto/16